Skip to main content

You are here

Mitos sobre deixar de fumar

Mitos sobre deixar de fumar

Queremos facultar-lhe os factos e desfazer estes mitos. Porque deixar de fumar é difícil que chegue e ter a informação correta pode ajudá-lo.

Mito 1: Vai ganhar peso

Há um pouco de verdade neste medo comum – se deixar de fumar, vai ganhar peso. Contudo, é a nicotina que acelera o seu metabolismo e o ajuda a suprimir o apetite. É aqui que a terapêutica de substituição de nicotina (TSN), como Nicorette®, tem um papel. Fornece-lhe uma dose controlada de nicotina para o ajudar a deixar de fumar.

Pode sentir-se tentado a comer mais quando deixa de fumar por várias razões, de entre as quais:

  • Sente falta da ação de levar a mão à boca no ato de fumar.
  • Confunde a vontade de fumar com fome.

Para combater estas duas situações, experimente:

Mito 2: Fumar alivia o stress

Na verdade, fumar aumenta a ansiedade e a tensão, porque eleva o seu ritmo cardíaco. É o ato de fumar que alivia o stress, porque a maioria dos fumadores estão tensos até ao próximo cigarro.

Nicorette® dá-lhe uma dose controlada de nicotina para o ajudar a libertar-se dos cigarros. Em vez disso, pode encontrar novas maneiras de relaxar e lidar com o stress – mesmo com o stress associado a deixar de fumar.

Mito 3: A força de vontade é a melhor maneira para deixar de fumar

Na verdade, as pessoas que tentam deixar de fumar sem ajuda, tratamento ou medicamentos têm menos hipóteses de parar de fumar de vez, quando comparadas com as que utilizam uma TSN. Deixar de fumar sem ajuda, tratamento ou medicamentos pode ser especialmente difícil, porque está a lidar com os sintomas físicos da privação ao mesmo tempo que está a alterar a sua rotina. Em vez disso, segundo a Organização Mundial de Saúde, se utilizar um medicamento de TSN, pode duplicar as suas hipóteses de deixar de fumar de forma bem-sucedida, comparativamente com fazê-lo apenas com a força de vontade.

Mito 4: A nicotina faz mal

Algumas pessoas receiam que utilizar uma terapêutica de substituição de nicotina (TSN) para as ajudar a deixar de fumar seja tão prejudicial para a saúde como fumar cigarros. Não é verdade.

São as substâncias químicas prejudiciais do fumo do cigarro, tais como alcatrão e monóxido de carbono, que fazem mal à saúde. Esses ingredientes podem levar a problemas de saúde, tais como doenças cardíacas e cancro do pulmão.

A nicotina causa a dependência do tabaco e utilizar uma TSN permite-lhe reduzir os cigarros que fuma. Ao reduzir a quantidade de fumo de tabaco que inala, reduz também os riscos para a saúde associados.

Mito 5: A TSN é mais cara que fumar

Muitos fumadores não têm consciência do custo dos seus hábitos tabagísticos. Os números podem vir a chocá-lo quando somar o que gasta ao longo de uma década. Sim, a TSN tem um custo associado, mas é muito improvável que seja tão cara como fumar.

Alguns produtos de TSN podem custar mais por pacote do que os cigarros, mas, a longo prazo, vão ter um custo total muito menor. Os custos de TSN aplicam-se apenas a curto prazo, porque foram concebidas para o ajudar na cessação tabágica. Pense no que poderá fazer com o dinheiro que poupa a longo prazo.

Deixar de fumar engorda?

Saiba como a nicotina pode afetar o seu peso quando para de fumar.

Descubra o papel que a nicotina realmente tem, tanto na dependência como na terapêutica de substituição.