Skip to main content

You are here

Parar de fumar fertiliza a gravidez e amamentação

Fertilidade, gravidez e amamentação

Quem for fumador e estiver a planear constituir família, ou quem estiver grávida, precisa de saber que as substâncias químicas no fumo do cigarro têm efeitos adversos para a saúde sexual, na fertilidade e para o feto.

Se estiver grávida e pretender deixar de fumar, isso são ótimas notícias. Logo que deixa de fumar, aumenta as suas hipóteses de ter uma gravidez mais saudável. De igual modo, deve tomar conhecimento da terapêutica de substituição de nicotina (TSN) - tanto enquanto estiver grávida como para quando estiver a amamentar - para que possa tomar decisões informadas sobre deixar de fumar.

Homens e fertilidade

Fumar é diretamente responsável por disfunção erétil (mesmo nos jovens), porque danifica os vasos sanguíneos que irrigam o pénis.

Homens que sofram de infertilidade, ou que estejam a ter problemas a conceber, devem parar de fumar para otimizar as hipóteses de uma conceção bem sucedida.

Mulheres e fertilidade

Fumar provoca alterações hormonais. Em média, as fumadoras levam mais tempo para conseguir engravidar, quando comparadas com mulheres não fumadoras.

O tabagismo nas mulheres que tomam a pílula contracetiva promove a formação de coágulos, danifica e estreita as paredes dos vasos sanguíneos e aumenta significativamente o risco de complicações cardiovasculares – até mesmo de AVC.

Gravidez

Alguns dos efeitos que o tabagismo pode ter na sua gravidez incluem:

  • Substâncias químicas venenosas presentes no fumo do cigarro podem passar para o bebé, através de si.
  • O fumo do cigarro reduz a quantidade de oxigénio que chega ao seu bebé.

As boas notícias é que parar de fumar em qualquer fase da gravidez é benéfico. Os efeitos positivos de deixar de fumar acontecem logo 20 minutos após o seu último cigarro. De modo que, no momento em que deixa de fumar, começa a aumentar as suas hipóteses de uma gravidez mais saudável e de um bebé mais saudável.

Idealmente, deveria deixar de fumar quando está grávida sem utilizar uma TSN. Parar de fumar por completo é, de longe, a melhor opção. Mas, se pensa que necessita de uma TSN, consulte o seu médico ou profissional de saúde.

Amamentação

Se está a amamentar, deveria deixar de fumar sem uma TSN. Mas se não for capaz, o seu médico deve avaliar o risco-benefício de iniciar uma TSN para deixar de fumar.

Smettere di fumare: benefici

Logo nos primeiros 20 minutos, sentirá os benefícios para a saúde de deixar de fumar. Saiba o que acontece ao seu corpo depois de deixar de fumar.

Conteúdo do cigarro

O fumo do cigarro contém mais de 4.000 substâncias químicas que afetam todas as partes do seu corpo.