Skip to main content

You are here

Dicas para parar de fumar

Dicas para parar de fumar

Sabemos que deixar de fumar é um dos maiores desafios que irá enfrentar. Estas dicas irão ajudá-lo a manter-se motivado. Mais ainda, irão proporcionar-lhe modos de alterar o seu comportamento, para poder deixar de fumar de forma definitiva.

Dica 1: Estabeleça uma data para deixar de fumar.

Escolha uma data para deixar de fumar e mantenha-se firme em cumpri-la. É uma ótima maneira para se preparar mentalmente para deixar de fumar.

Dica 2: Registe por escrito.

Faça uma lista das razões pelas quais pretende deixar de fumar e coloque-a num sítio em que a veja. Este registo pode ajudá-lo nos momentos mais difíceis, quando a sua resolução força de vontade.

Dica 3: Deixe de fumar juntamente com um amigo.

Se quer ser bem-sucedido na sua missão de deixar o cigarro de vez, junte-se a um amigo que também queira deixar de fumar. Desse modo, podem manter-se reciprocamente motivados e saberá que não estará sozinho.

Dica 4: Utilize o dinheiro que poupa em cigarros para se recompensar.

Lembre-se, o fumador médio gasta cerca de 2 euros por dia em cigarros, o que dá uns impressionantes 60/62 euros por mês.

Certifique-se de que vê mesmo o dinheiro que poupa. Crie uma conta especial ou arranje um mealheiro para guardar o dinheiro poupado. Então, vem a parte mais divertida: decidir onde gastar esse dinheiro.

Dica 5: Rodeie-se de pessoas que o apoiam.

As pessoas entendem que deixar de fumar é um verdadeiro desafio e requer muita força de vontade, por isso rodeie-se com as suas palavras positivas de encorajamento.

Dica 6: Identifique o que o faz querer um cigarro.

Fortaleça a sua força de vontade, ao limitar ou evitar as coisas que normalmente associa a fumar, como por exemplo beber álcool, café ou chá. Se for o caso, tente beber menos quando deixar de fumar.

Dica 7: Mantenha-se ocupado para resistir ao impulso de fumar.

Sempre que sentir o impulso de fumar, resista, mantendo-se ocupado. Faça uma lista de estratégias de cinco minutos de coisas a fazer sempre que sentir vontade de fumar, como ir dar um passeio, ligar para um amigo ou beber um copo de água.

Dica 8: Faça exercício para libertar o stress.

A atividade física é um ótimo modo de lidar com o stress de deixar de fumar e com a vontade de fumar. 

Dica 9: Coma bem.

A vontade de fumar pode ser confundida com fome. Tenha sempre fruta, legumes e outros alimentos saudáveis disponíveis para estes momentos.

Dica 10: Experimente a terapêutica de substituição de nicotina (TSN).

Nicorette® oferece uma gama de medicamentos de TSN que o pode ajudar a lidar com a vontade de fumar e os sintomas de privação de nicotina ao longo da sua viagem para deixar de fumar. Ao utilizar terapêutica que o auxilia a deixar de fumar, duplica as suas hipóteses de deixar de fumar de forma bem-sucedida comparativamente com fazê-lo apenas com a força de vontade.

Dica 11: Não desista perante o primeiro obstáculo.

Os psicólogos descobriram que as pessoas empenham-se mais em resolver problemas durante mais tempo quando lhes é dito que os problemas são difíceis. Deixar de fumar é talvez umas das coisas mais difíceis que fará na vida. Contudo, a sua persistência irá ajudá-lo a ser bem-sucedido, mesmo que tenha uma recaída ocasional.

Dica 12: Confie na ajuda dos peritos.

Atletas de elite têm treinadores e pessoas de êxito têm mentores. Faz sentido utilizar a ajuda que tem disponível para deixar de fumar.

Dica 13: Recompense-se a si próprio.

Recompense-se a cada etapa alcançada dos seus objetivos. Torne as recompensas significativas, tal como comprar algo no qual estava de olho.

Dica 14: Concentre-se nos pontos positivos.

Pense em todos os aspetos positivos de viver livre do tabaco, tais como ser globalmente mais saudável e ter mais energia, pele mais luminosa, dentes mais brancos e um melhor paladar e olfato. Quanto menos pensar em fumar, mais fácil será permanecer livre do tabaco.

Dica 15: Encontre novas maneiras de relaxar.

Ajude a manter o seu pensamento longe do tabaco ao encontrar novas maneiras de relaxar, tais como respiração profunda, exercícios leves ou ler.

Dica 16: Organize uma festa de "aniversário".

Deixar de fumar não é uma tarefa fácil; mas se der o seu máximo e se se mantiver motivado, irá lá chegar. Se isto não é a desculpa perfeita para uma festa, não sabemos o que será.

Porque não prometer à sua família e amigos uma celebração do seu primeiro aniversário como não fumador? Será ainda mais uma meta positiva e uma razão para se manter motivado, assim como uma ótima maneira de partilhar a sua conquista com os entes queridos.

Medicamentos Nicorette

Existe um medicamento NICORETTE® para cada uma das suas necessidades.

obiettivi e premi

Recompense-se a si próprio quando atingir as suas metas e estará a lançar-se no caminho do êxito.