Skip to main content

You are here

Nicotina e TSN

A verdade sobre a nicotina e a TSN

É importante que compreenda o papel que a nicotina tem no hábito de fumar e como se compara com os outros ingredientes num cigarro. Pode agora substituir os equívocos comuns pelos factos sobre a nicotina e a terapêutica de substituição de nicotina (TSN).

  • A nicotina não provoca cancro.
    Não está provado que a nicotina provoque cancro. Há mais de 4.000 outras substâncias químicas no fumo do cigarro, muitas das quais provocam comprovadamente o cancro.
  • A nicotina não é a causa de outras doenças relacionadas com o tabagismo.
    É a panóplia de toxinas presentes no fumo do cigarro,mais do que o teor de nicotina, que é a causa de doenças como a doença pulmonar crónica e doença cardíaca.
  • A nicotina não provoca manchas amarelas nos dedos e nos dentes.
    É o alcatrão presente nos cigarros que provoca as inestéticas manchas amareladas nos dedos e dentes, não a nicotina.
  • A nicotina não é uma substância artificial.
    A nicotina é uma substância que deriva da planta Nicotiana tabacum.
  • A TSN não substitui um hábito por outro.
    A TSN fornece doses mais baixas e mais controladas de nicotina em comparação com os cigarros. A dose vai sendo diminuindo gradualmente ao longo do tempo, até que o fumador seja capaz de desistir da nicotina de uma vez por todas.
  • A TSN não é uma "cura" para o tabagismo.
    Os produtos da TSN, como Nicorette®, não curam o tabagismo e não o transformam, como por magia, de fumador compulsivo em não fumador de um dia para o outro. Contudo, estes produtos vão tornar o processo muito mais fácil.

O que a TSN faz é libertar a nicotina na dose terapêutica de na sua corrente sanguínea, em níveis muito mais baixos do que os do cigarro, sem o alcatrão, o monóxido de carbono e outras substâncias químicas prejudiciais presentes no fumo do tabaco. Isto ajuda a aliviar os momentos difíceis em que deseja fumar. Claro que, para deixar de fumar, vai precisar na mesma da sua força de vontade e esforço.

Conteúdo do cigarro

O fumo do cigarro contém mais de 4.000 substâncias químicas que afetam todas as partes do seu corpo.

smettere di fumare benefici

Logo na primeira hora, sentirá os benefícios para a saúde de deixar de fumar. Saiba o que acontece ao seu corpo depois de deixar de fumar.