Skip to main content

You are here

Deixar de fumar sozinho

Deixar de fumar sozinho contraposto com deixar de fumar com um amigo

Todas as pessoas têm a sua própria maneira de deixar de fumar. Algumas pessoas preferem fazê-lo sozinhas, outras preferem o apoio de um amigo. Não existe uma maneira certa de deixar de fumar - precisa de fazer o que mais se adequa a si, especialmente nos dias mais difíceis. Considere estes pontos sobre deixar de fumar sozinho ou com um amigo.

Deixar de fumar sozinho

Deixar de fumar com outra pessoa ou apoiá-la ao longo desse processo, parece uma boa ideia. No entanto, tem que estar consciente deste seu desafio.

  • Não precisa de chegar a um compromisso
    Pode fazer o que melhor funciona consigo. A última coisa de que precisa quando está a tentar deixar de fumar é ter de se preocupar com as outras pessoas. Deixar de fumar sozinho permite-lhe ser egoísta (no bom sentido) e focar-se no seu próprio plano para deixar de fumar.
  • Escolha o seu apoio
    Pode escolher que amigos, família e colegas de trabalho lhe podem oferecer o melhor apoio durante a sua viagem para uma vida livre de fumo.
  • Menos influência
    Se o seu amigo falhar, poderá haver uma hipótese de você escolher o caminho mais fácil. "Bom, eles desistiram por isso eu também posso desistir". Ao fazê-lo sozinho, terá menos hipóteses de ser influenciado pelos altos e baixos das outras pessoas que estão a deixar de fumar.

Deixar de fumar com uma pessoa amiga

Por vezes, precisamos dos outros para nos ajudar a ultrapassar os tempos mais difíceis. Deixar de fumar pode ser uma viagem difícil e é como diz o provérbio: um problema partilhado, é um problema meado.

  • Apoio garantido
    Um companheiro que também está a deixar de fumar irá compreender melhor aquilo por que está a passar do que um parceiro ou amigo não fumador. O seu companheiro estará a passar pelas mesmas emoções, vontades de fumar e dificuldades, de modo que irá apoiá-lo sempre que precisar.
  • Ajudar os outros pode ser mais fácil
    Ao deixar de fumar com uma pessoa amiga, está a ajudar outra pessoa a atingir o seu objetivo de não fumar, o que pode ser uma grande motivação.
  • Menos tentação
    Se o seu amigo deixar de fumar, sempre que o vir, terá menos hipóteses de o associar com o tabaco. E assim deixarão de se tentar um ao outro para voltar a fumar.
Ajuda para deixar de fumar

O apoio moral é essencial durante os tempos difíceis. Saiba como criar uma rede de apoio que o irá ajudar a deixar de fumar de forma bem-sucedida.

combattere la voglia di fumare

Identificar as razões subjacentes à sua vontade de fumar é o primeiro passo para aprender a lidar com ela.