Skip to main content

You are here

Combater a vontade de fumar

Como lidar com a vontade de fumar

Quando deixar de fumar, a sua vontade de fumar será bastante intensa. Tente aguentar-se com a ajuda desta informação. Compreender a sua vontade de fumar é essencial para a ultrapassar e se libertar do tabagismo.

  • Identifique o que o faz querer um cigarro.
    Fortaleça a sua força de vontade, ao limitar ou evitar as coisas que normalmente associa a fumar. Por exemplo, se normalmente fuma um cigarro com o seu primeiro café do dia, pode experimentar beber chá ou sumo, em vez do café.
  • Escreva todas as coisas e situações que o fazem querer fumar.
    Faça isso especialmente para os cigarros que serão mais difíceis de deixar.
  • Altere as suas atividades e locais.
    Formar um hábito leva tempo e libertar-se do mesmo também não acontece de um momento para o outro. Em qualquer situação em que a sua resposta normal seria agarrar num cigarro, faça algo novo.

    Se fuma normalmente depois de jantar, levante-se e dê um curto passeio. Se os seus amigos também fumarem, sugira uma mudança de cenário. Em vez de irem beber uns copos no local do costume, vão ver um filme ou confraternizem no parque.
  • Se o stress o faz ter vontade de fumar um cigarro, encontre outras maneiras de relaxar.
    Experimente ligar a um amigo, beber um copo de água, dar um passeio ou ler. Fazer exercício físico é também uma ótima maneira de aliviar o stress.
Ajuda para deixar de fumar

O apoio moral é essencial durante os tempos difíceis. Saiba como criar uma rede de apoio que o irá ajudar a deixar de fumar de forma bem-sucedida.

como se libertar da rotina de fumador

Deixar de fumar é um processo de aprendizagem. Siga estas sugestões para continuar o seu árduo trabalho e manter-se livre do tabaco.