Skip to main content

You are here

Como ajudar os entes queridos a deixar de fumar

Como ajudar os entes queridos a deixar de fumar

Se alguém que conhece está a tentar deixar de fumar, irá precisar de toda a ajuda possível dos amigos, família e colegas de trabalho. Se estiver disposto, há muito que pode fazer para o ajudar.

Pode utilizar estas estratégias simples para ajudar alguém que conheça a deixar de fumar.

  • Conheça os factos
    Compreender mais sobre porque é que é importante para o seu ente querido deixar de fumar e dar o conselho certo pode ser extremamente útil. Pode começar com este website – tem muita informação para o ajudar a lidar com todas as questões relacionadas com deixar de fumar.
  • Oiça-os
    Pode parecer óbvio, mas ouvir é a chave quando está a apoiar alguém que está a deixar de fumar. Se puder escutar as suas preocupações, vontades de fumar e tensões, vai compreender melhor a situação deles, ao mesmo tempo que eles também se sentirão melhor por partilharem e terão menos hipóteses de se sentirem tentados.
  • Distraia-os
    Simplesmente não pensar em fumar pode ser uma das estratégias mais úteis para os que deixam de fumar. Ao distrair a mente deles dos desejos de nicotina, estará a fazer-lhes um grande favor. Algo tão simples como uma chávena de chá, um artigo de revista interessante ou levar o cão à rua pode ajudá-los a ultrapassar o desejo de fumar.
  • Altere as atividades e locais
    Se sabe que o seu amigo provavelmente vai querer um cigarro se estiver no bar, sugira antes um ambiente para não fumadores. Tente sugerir alternativas às atividades que eles associavam anteriormente a fumar.
  • Não esteja sempre a falar sobre deixar de fumar
    Apesar de ser tentador estar sempre a falar sobre deixar de fumar, isso pode ser contraproducente. A pessoa que está a deixar de fumar sente-se pressionada e procura conforto num cigarro. Falar constantemente sobre fumar é um lembrete sempre presente para os que estão a deixar de fumar e pode "endoidecê-los". Em vez disso, tente permanecer positivo e encorajador.
  • Recompense-os
    O encorajamento positivo pode ser a chave para deixar de fumar de forma bem-sucedida. Pode definir uma série de metas, com recompensas associadas, que aumentam à medida que cada meta é alcançada. Uma semana sem fumar dá direito a uma ida ao cinema e um mês dá direito a uma massagem. Um ano dá direito a uma refeição num restaurante de cinco estrelas.
  • Encoraje escolhas saudáveis
    Tente encorajar os que deixam de fumar a sair, para começarem a desfrutar dos seus novos níveis de energia. Ao adotar um estilo de vida mais saudável, é provável que se sintam melhor com eles mesmos e terão menos hipóteses de voltar a fumar.
  • Falhar não é opção
    Não seja demasiado duro com alguém que deixa de fumar se ele tiver uma recaída e fumar um cigarro. Em vez de se zangar ou de o fazer sentir-se mal (porque ele provavelmente já se sente), ofereça apoio e encorajamento para voltar ao caminho certo.
Ajuda para deixar de fumar

O apoio moral é essencial durante os tempos difíceis. Saiba como criar uma rede de apoio que o irá ajudar a deixar de fumar de forma bem-sucedida.

combattere la voglia di fumare

Identificar as razões subjacentes à sua vontade de fumar é o primeiro passo para aprender a lidar com ela.