Skip to main content

You are here

Deixar de fumar

O que fazer se fumar um cigarro?

Se tiver uma recaída, não seja demasiado duro consigo mesmo. Sabemos que vai parecer um grande retrocesso, mas é melhor aceitá-lo e seguir em frente. Não se deixe desmotivar e volte a focar-se em deixar de fumar, com o apoio destas sugestões.

  • Compreenda que deixar de fumar é um processo de aprendizagem.
    Tenha em mente que deixar de fumar é como aprender a andar de bicicleta. Claro que irá cair, mas é mais importante levantar-se e voltar a sentar-se na bicicleta. É assim que aprendemos, e a mesma lógica aplica-se ao processo de deixar de fumar. Com o tempo, irá encontrar o equilíbrio certo.
  • Tente compreender o que o fez ter um deslize e planeie o que fazer de diferente.
    Uma grande parte do processo de deixar de fumar consiste em tentar perceber o que o faz querer fumar. Se souber isso, pode reconhecer o cenário da próxima vez e experimentar um novo comportamento (como ir dar uma volta, ou comer um lanche saudável).
  • Fale com alguém na sua rede de apoio.
    Conte com apoio ao voltar ao caminho certo e partilhe os seus sentimentos. Além disso, falar pode ajudá-lo a compreender melhor a razão pela qual teve uma recaída e como evitar voltar a ter uma recaída no futuro.
  • Lembre-se das suas metas.
    Pense nas coisas boas que aconteceram desde que deixou de fumar. Volte a focar-se rapidamente em deixar de fumar e recorde as razões porque está a deixar de fumar.
  • Verifique a dosagem do seu medicamento Nicorette®.
    Poderá querer alterar a dosagem para o ajudar com a sua vontade de fumar. Se se está a sentir sobrecarregado com o processo de deixar de fumar, não hesite em falar com o seu profissional de saúde.
obiettivi e premi

Recompense-se a si próprio quando atingir as suas metas e estará a lançar-se no caminho do êxito.

combattere la voglia di fumare

Identificar as razões subjacentes à sua vontade de fumar é o primeiro passo para aprender a lidar com ela.