Skip to main content

You are here

Combater a vontade de fumar

Libertar-se de uma rotina de fumador

Para deixar de fumar com sucesso, precisa de se libertar dos seus velhos hábitos. Sabemos que isso é mais fácil de dizer do que de fazer – especialmente se os seus amigos são fumadores. Reunimos estas sugestões para o ajudar a libertar-se de vez do tabaco, sem perder o contacto com os seus amigos durante o processo.

  • Mude de atividades e de locais que frequenta.
    Lidar com outros fumadores significa muitas vezes estar perto dos seus amigos e colegas fumadores. Não há necessidade de cortar os laços sociais. Utilize a sua imaginação e, como bónus, irá encontrar-se a fazer coisas novas e interessantes.

    Será mais fácil visitar os seus amigos fumadores se alterar o local onde se encontram e o que irão fazer. Por exemplo, se a sua tradição com eles era beber um copo de vinho e fumar um cigarro todas as sextas-feiras à noite, considere fazer algo diferente. Experimente ir jantar ou ao cinema, caminhar até uma exposição ou fazer uma caminhada.

    Em vez de conversar com os colegas durante a pausa normal para fumar um cigarro, beba um café com eles num outro momento.
  • Esteja preparado.
    Não se isole dos outros quando deixa de fumar. Claro que terá de lidar com a vontade de fumar em determinadas situações. Mas haverá eventos que não vai querer perder - como uma festa de anos. Mas certifique-se de que está preparado.

    Os medicamentos Nicorette® podem apoiar a sua força de vontade e ajudá-lo a lidar com a vontade fumar um cigarro. Para lidar com a vontade de fumar numa situação social, experimente mastigar uma goma Nicorette®. O nosso adesivo é outra opção - ajuda a reduzir a vontade de fumar até 16 horas.
  • Rodeie-se de pessoas que o apoiam.
    A maioria das pessoas vai querer apoiá-lo, pois sabem que deixar de fumar é um grande feito e um teste difícil de força de vontade. Certifique-se de que conta com o apoio delas, especialmente no que diz respeito a combater a vontade de fumar, em vez de o fazer sozinho.
  • Mantenha-se positivo.
    Mantenha-se sempre focado nos aspetos positivos de deixar de fumar – em como irá melhorar a sua saúde e aspeto, em quanto dinheiro irá poupar e em quão felizes ficarão os seus entes queridos ao saberem que deixou de fumar.  Melhor ainda, faça uma lista destes pensamentos e coloque-a num sítio em que a possa ver frequentemente, como na porta do frigorífico. Este otimismo é útil quando precisar de dizer "não" a outro cigarro.
Ajuda para deixar de fumar

O apoio moral é essencial durante os tempos difíceis. Saiba como criar uma rede de apoio que o irá ajudar a deixar de fumar de forma bem-sucedida.

Consigli per smettere di fumare

Conheça os factos e táticas úteis para se libertar definitivamente do tabagismo.