Skip to main content

You are here

Como dizer aos entes queridos que vai deixar de fumar

Como dizer aos entes queridos que vai deixar de fumar

Sabemos que decidir se vai contar aos seus entes queridos que deixou de fumar é uma decisão pessoal. Não existe uma resposta certa ou errada.

Caso decida contar-lhes, esperamos que estas indicações possam ajudar a guiar a conversa. Em última análise, é o apoio que os entes queridos podem dar que faz valer a pena contar-lhes que está a fazer algo incrível: deixar de fumar.

  • Escolha quem lhe dará o tipo de apoio de que necessita.
    Algumas pessoas são melhores ouvintes e é mais fácil contar com elas, especialmente em tempos difíceis. Porque todos são diferentes, diga aos seus entes queridos que pensa que lhe darão o apoio necessário.
  • Diga-lhes as principais razões pelas quais está a deixar de fumar.
    Ao ajudá-los a compreender porque está a deixar de fumar, está a dar-lhes o tipo de informação que precisa ouvir da parte delas nas alturas em que a sua força de vontade fraqueja.
  • Explique o que considera mais difícil no processo de deixar de fumar.
    Conhecer o que o faz querer fumar e como lidar com essa vontade irá ajudá-lo a ultrapassá-la e permitirá aos seus entes queridos dar-lhe o apoio necessário. Se escolher ligar para um ente querido durante um desses momentos, ele estará mais bem preparado para o ajudar.
  • Diga-lhes qual o tipo de apoio que gostaria de receber.
    Isto poderá alterar-se ao longo do processo de deixar de fumar, mas tente dar-lhes alguns exemplos do tipo de apoio que gostaria de receber. Por exemplo, diga-lhes que poder ligar-lhes quando realmente quiser fumar um cigarro depois do jantar seria uma grande ajuda para si. Talvez queira um companheiro para uma nova atividade ou distração, ou precisa antes de um bom ouvinte? Tente explicar realmente qual o tipo de apoio que gostaria de receber.
  • Explique também qual o tipo de apoio que não quer receber.
    Faça-os compreender que não é útil se estiverem sempre focados em deixar de fumar ou a relembrá-lo continuamente em caso de uma recaída. Sabemos que toda esta conversa sobre deixar de fumar pode ser difícil para si, mas esta parte em particular pode ser a mais difícil de todas.

    Depois de lhes ter dito o tipo de apoio que deseja, explicar o que não quer pode ser mais fácil. Novamente, tente utilizar alguns exemplos do que não quer, como estarem a ligar todos os dias a perguntar como está. Pode também indicar-lhes este artigo para ideias sobre como o podem apoiar.
Ajuda para deixar de fumar

O apoio moral é essencial durante os tempos difíceis. Saiba como criar uma rede de apoio que o irá ajudar a deixar de fumar de forma bem-sucedida.

aiutare qualcuno a smettere di fumare

Ajudar alguém a deixar de fumar é uma sensação fantástica. Reunimos algumas boas maneiras de poder dar apoio útil e atencioso.